quarta-feira, 25 de março de 2009

A batalha de claques!

É verdade....
Passadeiras na diagonal!!!!
Only in China!!!!!!!



:)

segunda-feira, 23 de março de 2009

Chinese Pajamas!

Adoro andar pela rua assim a meio da tarde e encontrar chinoquinhas de pijama...
São alguns daqueles momentos twilight em que te apercebes verdadeiramente que estás na república popular da China!!!! Shanghai!
Onde tudo é permitido, e nada é permitido! Onde não há regras, preconceitos, onde andas de touca na rua para evitar a chuva e ninguém repara, onde se juntam 15 M de chineses que não falam inglês com 3 M de estrangeiros que não falam chinês e se coexiste com uma facilidade estranha!
Estou doido para me estrear a ir dar um passeiozinho de domingo com o meu pijama, tenho de aproveitar este á vontade que existe aqui que penso não ser assim tão comum...! :)

Eles!!!





quarta-feira, 18 de março de 2009

Luís e o Mandarim.

Shàng and Hǎi
SHANGHAI!!

Comecei na semana passada com as minhas aulas de chinês....
A primeira mais parecia uma aula de canto!!! āāāā; áááá; ǎǎǎǎ; àààà; aaaa...
Isto de aprender Mandarim é qualquer coisa que nunca me imaginei a tentar, mas tal como muitas outras coisas tornou-se agora num desafio á Cruise e missão impossível (não é quase, é mesmo IMPOSSÍVEL pois ao fim de 6 meses nem uma conversa básica devo conseguir ainda ter!).
No entanto começo a saber palavras básicas, o que já é um enorme progresso. 
Sei contar até 3....... e já sei dizer água e cerveja, vodka e whisky.... já sei dizer olá ... ja sei dizer.... tu sabes!!!!! e a lista ainda não pára por aí...! (ou se calhar até pára :P)
Existem 5 tons diferentes no mandarim, tons esses que dão sentido às frases e a todo o contexto!
Dando o exemplo com o ma...
Example:

Different tone in Pinyin will have different character. And the meaning of the character will also be different.


Portantos, o ma tanto pode significar mãe como cavalo, como ralhar (hemp?!?), como canhâmo e, o mais comum, como ponto de interrogação (no final de uma frase usa-se de maneira a formular uma pergunta!) ... 
Há também palavras completamente iguais, mesmo acento e mesma escrita, que mudam de significado dependendo do sentido que se quer dar á frase!
Relativamente a ler ou compreender aquelas merdas estranhas que eles escrevem por todo o lado.... esqueçam que nem de mota lá chegava. 
Hoje aprendi a palavra ultimate para um Português (SOPA = TÁNG) e pretendo já dar uso quando chegar a hora do almoço e com ela mais uma desesperada tentativa de explicar a empregadas de restaurante que quero qualquer coisa que seja.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Monday morning headaches...

Chegou sexta feira.                                              

Badalaram as 18:01 da tarde. (Mais cedo pareceria mal) 
Balancei-me para o Kabb ( bar género de série novaiorquina, onde nos encontramos para beber um copo muitas vezes afterwork, devidoás suas gostosas happy hours 2for1 das 6 ás 8 da noite) para encontrar o António, Triolé e a Filipa, prima do Keluxo que se encontra presentemente a fazer uma volta ao mundo e  nos fez companhia durante 3 dias que pareceram curtos! 

Começamos a pedalar para aquilo que ia ser uma grande noite.... prometia!

Tinhamos a apresentação do AP do Aguiarez e da Robi, que aproveitaram a chegada do irmão do Aguiar (que chegou com 3 amigos da Tuga!) 

Familia Aguiarez

a Shanghai para abrirem as portas da maison e aquecerem o ambiente para uma noite oriental style!

@ Aguiarez

Já a meio da caminhada!!

 Chinezices...

Triolé e o seu chapeu.. ainda a meio..:P

Já quase quase no fim...!

E acabamos de dia, sol já perfeitamente alinhado, e fiquei a saber que o sol aqui no Verão começa a raiar ás 4 e 30 da manhã, o que tenho de dizer é estranhamente estranho....

E veio o Sábado.
Dia maravilhoso aqui pelos confins da Ásia! Entretanto chegou um casal amigo do Tony cá de visita a Shanghai, com os quais fomos fazer uma visita á área de Pudong, onde fica aquela imagem de marca de Shanghai, os prédios monumentais, a selva de betão.



World Financial Center


Jin Mao...

Chegamos ao World Financial Center (aquele edificio que parece um abre caricas, onde fica o mais alto observatório do mundo) ao fim da tarde,


e obra divina foi-nos proporcionado, além do bom tempo e de um fim de tarde óptimo, um espéctaculo de fogo de artificio lançado do rio no momento em que passeávamos pelo 100º andar...!!


Acabamos a jantar a ver um clássico em prime-time, um grande luxo aqui pelo GMT+8, Manchester-Liverpool!! (Jogos de Inglaterra aqui dão a horas de louvar...)

Eu e Filipa!

A seguir fomos ao Sin, com uns mojitos inacreditáveis... mas a acabar cedinho porque domingo começavamos o..
 
Torneio de Futebol!

Onde nos inscrevemos com uma equipa de Franceses, eu e o Juan, para bater um futebolzinho maravilhoso de domingo a libertar toxinas!! Primeiro jogo ganho, assim como a outra equipa da tuga, os fraquinhos Stinky Tofus :), e siga celebrar, aí num hostel mto peaceful perdido no meio da selva, com os masters tubarões Shaolins em parte presentes...!


 
Para acabar este fim de semana, mais um, fomos a uma massagemzinha para descomprimir músculos, jantar em casa e.....
 
Logo, barzinho muito tranquilo com jam-sessions ao domingo onde vamos ouvir o Rabbit (Luís Coelho), também contacto Shanghaiense que tem o dom da guitarra, (nunca vi ninguém tocar assim!!!) e que começou a tocar todos os domingos lá para nosso verdadeiro prazer... (diz ele que a melhor coisa que sabe fazer na vida é manusear a guitarra assim como... ).

Até o Usher aí da área se juntou e cantou umas musiquinhas... que delicia!


A nossa visita!!



Usher aqui das Chinas!!!



Rabbit e Usher a proporcionarem uma grande Jam Session, along Yoko-ono, que tb apareceu para abrilhantar a noite....!

E...



Já é segunda outra vez..

A China...

Deixo-vos hoje por aqui, antes do meu relato do fim de semana, uma amostra filmada pelo meu flatmate Juanito Venezuelani da feira diária que por aqui vai montada.
Metro, estação de peoples square, domingo, 3 da tarde.
Normal.


Isto é qué pessoal car****!!!!!!! :P

sexta-feira, 13 de março de 2009

Os Chineses e a higiene dentária

Os chineses e os dentes. Que filme de terror.
Já me perguntei várias vezes porque é que 89,6% dos chineses têm os dentes mais mal tratados que primatas que viviam séculos A.C., e acredito que hoje encontrei parte da resposta....!
Já me tinham falado do Chá, que era devido ao chá de culto (famoso green tea) que todos eles bebem, TODOS, todos os dias e a todas as horas para "good health and simple pleasure" que lhes ia estragando gradualmente os dentes e contribuía para a sua deterioração.
Não percebia como é que beber chá lhes estragava os dentes... A falta de uso de uma escovinha, ou mesmo o fio dental, isso sim... mas chá?
Então hoje estava a ler uma biografia de Mao, essa grande personagem incontornável na história da República Popular da China, quando a certa altura lá encontro uma frase que me pôs a pensar.

".. Segundo o livro A Vida Privada do Camarada Mao (tradução de Gabriel Zide Neto; Civilização Brasileira; 842 páginas), escrito por Li Zhisui, médico pessoal de Mao de 1954 até sua morte, em 1976, ele teve várias concubinas. Mao acreditava que fazer sexo prolongava a vida e não escovava os dentes, alegando que o tigre não precisa
 escová-los. Também não gostava de tomar banho....."

Ele, o Mao, acreditava que não precisava de lavar os dentes, porque o tigre também não os lavava.....
E, ao acreditar nisto, acredito que deva ter influenciado 1/6 do mundo a ter dentuças a este nível:


Já quanto ao sexo prolongar a vida, também acredito piamente neste tema, e acho que os chineses também o devem ter tido em conta... Imagino.

Mas isso é outra história.

O Inglês apurado que se vê por aqui.

Um daqueles botecos de rua que vendem música a caminho de casa...

O Hip-Wop, O Diso e o Badyface....

quinta-feira, 12 de março de 2009

Futebol..

E futebol... aquele tema típico de qualquer Português que se preze...
E tinha de fazer um, nem que seja só um post sobre isto, porque estou especialissimamente contententisssimo pelo grande empate QUE NOS FEZ CHEGAR AOS QUARTOS DE FINAL!!!!!!!!!
VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSS
SSSIIIIGGGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
QUERIA ESTAR AI A CELEBRAR NO PORTO COM TODOS!!!!
SAUDADES DA BIFANA E DO FINO A AQUECER!!
DO ESTADIO DO DRAGAO E DO FRIO QUE APANHO LA!
DE VER OS ARGENTINOS A REINAR.. E DO HULK E CARLOS ALBERTO E DECOS E TODOS ESSES MÁGICOS QUE FAZEM DO PORTO AQUILO QUE É...
DA FRANCESINHA A DISCUTIR O JOGO A SEGUIR!
AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Pronto.
Agora que já libertei a minha fúria por não estar presente neste jogo, nesta festa, e de me irritar inacreditavelmente o facto de os jogos da liga dos campeões serem trasmitidos aqui ás 03:45 da manhã quando trabalho ás 9 no dia a seguir, deixo aqui aos meus amigos sportinguistas os novos hits da box office do cinema internacional....!!


O Terrifying, Chilling e Brilliant ali de lado mataram-me!!!!!!!!

"Alvalade, we have a problem..."

quarta-feira, 11 de março de 2009

Year of the OX

Descobri que sou um "OX", um boi, e que este ano é o meu ano segundo o calendário chinês...
Fiquei todo contente, parece que é um bom sinal.... É o meu ano e estou aqui no meio deles todos!
Descobri esse "sistema" de anos que os chineses têm que ainda ninguém me tinha conseguido explicar decentemente (apesar de várias tentativas)!!!
Parece que existem 3 maneiras de olhar para o "ano" de acordo com a cultura chinesa...
Sendo assim, o ano 2009 é o ano do "Ox", o ano do Ji Chou e o ano 4706, respectivamente!!!


There are three ways to name a Chinese year: 
  1. By an animal (like a mascot).
  2. 2008 is known as the Year of the Rat.
    2009 is the Year of the Ox.
    There are 12 animal names; so by this system, year names are repeated every 12 years.

  3. By its Formal Name (Stem-Branch). 
    2008 is the year of Wu Zi

    2009 is the Year of Ji Chou

    In the 'Stem-Branch' system, the years are counted in 60-year Cycles, so that the Name of the Year is repeated every 60 years.
    2008 is the 9-th year in the current 60-year Cycle.
    2009 is the 10-th year in the current 60-year Cycle.

    A "Cycle" is analogous to a "century" in the International Calendar system which is 100 years long.

  4. 2008 year is Year 4705 in the Chinese Calendar.

  5. [A few Chinese astrological/zodiac websites believe this year should be considered as Year 4706 for zodiac calculations.]
    2009 is Year 4706 in the Chinese Calendar.

E agora, o verdadeiro porquê da teoria zoológica dos animais!
    "... Each year is also designated by one of the 12 animals. For instance, 2005 is Year of Rooster; 2006 is Year of Dog; and 2007 is the Year of Pig. 
    2008 is the Year of the Rat and 2009 is the Year of the Ox.

    This system is extremely practical. A child does not have to learn a new answer to the question, "How old are you?" in each new year. Old people often lose track of their age, because they are rarely asked about their present age. Every one just have to remember that he or she was born in the "Year of the Dog" or whatever.

    Since 2008 is the Year of the Rat, any one who was born in the Year of the Rat is either 1 or 13, 25, 37, 49, 61, 73, 85 or 97 years old. 
    When 2009 comes, the person is still born in the Year of the Rat. but he/she is 2,14, 26, 38, 50, 62, 74, 86 or 98 yeas old.
    Thus, instead of asking the question "How old are you?", ask the person "In which (animal) year were you born? ..."
Por isso, nunca perguntem a idade a um chinoca... Basta saber o animal e fazer umas continhas!

terça-feira, 10 de março de 2009

O Luís e o Shaolim 2

Mais uma situação cómica com que o Shaolim  se depara por terras asiáticas.




Banda Sonora de qualidade!!

terça-feira, 3 de março de 2009

Fim de semana com sabor Português

Pois é.

Mais um fim de semana.

Sexta a prometer, dp de uma semana cansativa, chego a casa todo maluco a pensar no delicioso fim de semana que me esperava.

Desta, recebemos visitas dos macaenses, que, fartos de casinos e Portugueses vieram aqui para desanuviar a cabeça e conhecer a cidade!

Demos então as boas vindas ao quarteto, Inês, Catarina, Joana e Sendas, com um jantar clássico num Da Marco.

Começou aí! O bando de Paparazzis (sim, toda a gente de máquina na mão, todo o lado, sem perder nada do que se passava!!) seguiu então para um bar aberto avassalador, que mais parecia faixa de Gaza num dia movimentado, para seguirmos o nosso caminho já com outro estado/espírito (: !

Seguimos, directamente para o Lounge, onde chegamos simplesmente para roubar umas cartolas douradas que viríamos a usar no Rouge e no MAO tb, já em loucuras mil. Houve ainda quem se aventurasse pelo Dragon!

 

Dia seguinte.

Acordo.

Pequeno almoço como manda a lei feito por “Olivier” Ajuberô, quem mais!

Saímos para um pequeno grande passeio turístico, em que conhecemos (em conjunto, visto que nem eu conhecia ainda...), a old town, as ruiinhas “chinese style” muito maneirinhas aqui nas surrondings da nossa casa, o Bund com a sua vista sobre Pudong, durante aproximadamente 4 horas (sim, a arte de fotografar é complexa e requer tempo e experiência!). Seguimos depois pela Nanjing lu, para poder apresentar um rua que simboliza um pouco do que é Shanghai.. Neons e mais neons, a febre do consumo, os vendedores de brincadeiras chinas... China portantos.

Jantarzinho de seguida no Teppagniaki na companhia de todos, incluindo 2 Coreanos amigos do Lixa que se juntaram a nós para deleite de todos!

Continuamos, seguindo para o Muse, verdadeira disco chinoca para os vermos a abanarem-se todos!!!!!

Daí zarpamos para um Velvetzinho, eu meninas e Triolé, grande personagem já conhecidíssima em Shanghai.

De seguida, Shelter e MAO, estando esta última o fim do mundo em cuecas, como já não via à muito tempo... meu deus.

Conclusão final:

GRANDE NOITE. GRANDE!

E um grande fimdesemanazinho na companhia do pessoal da China-Sul!

Acabou em beleza com um futebol rasgadinho no domingo para libertar toxinas e um filmezinho na companhia da Mariazinha e do Sendas!


P.s. Actualizarei as fotografias quando possível!

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Luís e o Shaolim

Momento do fim de semana.