sexta-feira, 13 de março de 2009

Os Chineses e a higiene dentária

Os chineses e os dentes. Que filme de terror.
Já me perguntei várias vezes porque é que 89,6% dos chineses têm os dentes mais mal tratados que primatas que viviam séculos A.C., e acredito que hoje encontrei parte da resposta....!
Já me tinham falado do Chá, que era devido ao chá de culto (famoso green tea) que todos eles bebem, TODOS, todos os dias e a todas as horas para "good health and simple pleasure" que lhes ia estragando gradualmente os dentes e contribuía para a sua deterioração.
Não percebia como é que beber chá lhes estragava os dentes... A falta de uso de uma escovinha, ou mesmo o fio dental, isso sim... mas chá?
Então hoje estava a ler uma biografia de Mao, essa grande personagem incontornável na história da República Popular da China, quando a certa altura lá encontro uma frase que me pôs a pensar.

".. Segundo o livro A Vida Privada do Camarada Mao (tradução de Gabriel Zide Neto; Civilização Brasileira; 842 páginas), escrito por Li Zhisui, médico pessoal de Mao de 1954 até sua morte, em 1976, ele teve várias concubinas. Mao acreditava que fazer sexo prolongava a vida e não escovava os dentes, alegando que o tigre não precisa
 escová-los. Também não gostava de tomar banho....."

Ele, o Mao, acreditava que não precisava de lavar os dentes, porque o tigre também não os lavava.....
E, ao acreditar nisto, acredito que deva ter influenciado 1/6 do mundo a ter dentuças a este nível:


Já quanto ao sexo prolongar a vida, também acredito piamente neste tema, e acho que os chineses também o devem ter tido em conta... Imagino.

Mas isso é outra história.

3 comentários:

  1. Quando é que deixas formar uma cáriezinha no incisivo central superior, só pó style??

    Abraços tugas, Manel

    ResponderEliminar
  2. não abuses no cházinho então...
    não é que te ficasse mal a tal cárie, mas...... pronto.. nao convem!

    ResponderEliminar
  3. O Bom tema...para o JNPessenha nos desmistificar...

    Abraço.

    ResponderEliminar