quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lost in tranlation


Outro dia decidi fazer um download ilegal do filme "lost in translation", filme que eu já tinha visto e que, para além de não ter gostado, não tinha compreendido!
Como era possivel, um filme tão parado, merecer tanta atenção de todo o mundo, ganhar prémios e isto e aquilo, um filme que não retratava nada de concreto a não ser uma aventura de um maior aqui por terras asiáticas, tokyo em questão, sempre com aquela cara de abobora.
Foi no revival do mesmo que o compreendi.
E percebi-o, senti-o na pele quando o vi, num set de televisão, sentado á espera que o filmassem para um anuncio de whisky, e o realizador japuna a falar com ele num japonês hilariante a mandar umas postas de inglês, tipo "wild" ou sei lá eu o quê, sem ele perceber absolutamente nada do que ele diz, enquanto tenta sorrir e fazer poses ridiculas para a camara a ver se acertava. 
Fiquei a rir-me o filme todo só com essa cena, porque ilustra o que se vive por estas bandas....
Estou a aprender chinês, e o meu elementar, o meu básico chines n me permite ainda sequer construir uma frase, e como tal continuo ainda a viver momentos de pura loucura, com pessoas que olham para mim como um ser incompreensivel, que quer coisas e acções que eles nunca hão de perceber.
Pequenas aventuras quotidianas como pedir um shampoo num supermercado, dizer que queremos comprar comida num restaurante mas para levar embora para casa, dizer qualquer coisa mais complexa do que quero isto ou bom dia ou quero ir para ali torna-se uma aventura, e estou, neste segundo, um mestre em mimica que ninguém tem noção, imbativel em party&company e qualquer jogo que a envolva!
Viver num mundo assim, diariamente, muda-nos e acredito, como alguém me disse, ou ficamos imensamente mais pacientes com a vida e o mundo ou mais agressivos e onda "chino" de mandar tudo para o ca*****! Felizmente vivo na primeira, encontrando nesses momentos a verdadeira razão de estar deliciado por aqui estar.... esse "lost in translation" constante que tem proporcionado os inacreditáveis momentos que aqui têm visto...

3 comentários:

  1. adorei este teu post, retraste mesmo bem essa realidade que nos faz a nos que nao estamos ai dizemos uns aos outros: "imagina, o jervell ta na China!!", tentar compreender e sentir um bocadinho do que andar prai a viver.

    Um grande beijinho, tenho imenso orgulho de ter um amigo como tu.

    Be

    ResponderEliminar
  2. ola meu querido,

    Ja vi que afinal estas a aprender muito como era de esperar. Tenho me lembrado muito de ti e adorava ter ido tb para um sitio fora da minha zona de conforto para poder aprender tanto como tu.
    Fico contente por te lembrares de vez em quando desta tua irma mais velha que gosta muito de ti e tem muitas saudades tuas.

    Um beijinho muito grande deste outro lado do mundo~

    Madalena Roeber

    ResponderEliminar
  3. As dificuldades de comunicação, de sentir-se incompreendido, num choque cultural em que não sabemos se havemos de rir ou chorar com os costumes... E o estar sozinho numa imensidão de gente, a solidão física e emocinal; são coisas que se calhar só se entende quando estamos do outro lado do mundo :)

    ResponderEliminar