terça-feira, 12 de maio de 2009

Nostalgia!?

Nostalgia..

"Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.

Nostalgia é um sentimento que surge apartir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida.

O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e nao diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade."


Esta é a definição wikipédica de nostalgia.


Eu, no entanto, considero que a sua definição está erradamente definida, pecando por pequenez.

Nostalgia é, sem dúvida, um arrepio de saudades de um tempo vivido, assim como uma sensação de algo que não se viverá outra vez.

Mas, a nostalgia consegue também ser aquilo que ainda não se viveu e a expectativa/certeza do que se espera vir a viver num futuro próximo. 

Aquilo que ainda não aconteceu mas que já te deixa arrepios na pele porque vai, inevitavelmente, ter de acontecer.

E porquê nostalgia?!

Porque, faltam agora dois meses para eu acabar o meu estágio em Shanghai, China, e, neste momento, sinto-me nostálgico por todos os lados.

Por aquilo que aconteceu e por aquilo que vai ter de acontecer.

Pelas pessoas inacreditáveis que conheci e pelas que ainda vou conhecer.

Pela vida inacreditavelmente e escandalosamente maravilhosamente bombástica que tenho vivido aqui, e por aquela que vou continuar a ter até determinado tempo. 

Pela confusão, pela VIDA, pelo sentimento único que se tem quando se vive numa cidade assim, pelo brilho especial que ela tem, pela minha bicicleta eléctrica que foi roubada ao 3º dia, pelas chegadas e partidas (que foram tantas), pela maneira como eu não consigo sequer exprimir-me como quero quando dela falo, pelos sem numero (sem dúvida acima de 500) de conversas que papei em chinês sem perceber um chaveiro, pela chegada e o olhar para todas as luzes de todos os arranha céus de noite quando se vem de uma qualquer viagem, pela tranquilidade que se consegue ter, mesmo vivendo no meio de 20M de pessoas, pelas aventuras que proporciona e momentos sem fim que desafiam a humanidade!!, pelas escandalosas noites e pelos escandalosos dias a seguir, pelo calor infernal, pelos chineses, e por tantas outras coisas que eu nunca vou conseguir explicar.

Por todos estas sensações, e por aquelas que vou continuar a ter diariamente até acabar este sonho sonâmbulo.

Será isto nostalgia?

Sem comentários:

Enviar um comentário